Processo de recrutamento e contratação das empresas: Como a quarentena trouxe mudanças?
- recrutamento4
- 24 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

No Brasil, houve uma grande queda nas vagas formais e informais de emprego, e aumento no número de desempregados – que desistiram de buscar trabalho porque perderam a esperança.
O desemprego considera aquelas pessoas que não estão trabalhando, mas que estão procurando emprego. Assim, não entram na conta as pessoas que perderam emprego mas deixaram de procurar por novas oportunidades. Portanto, o aumento no número de desempregados não reflete necessariamente o número de postos de trabalho que foram perdidos.
O que descobrimos
Embora infelizmente muitas empresas estão tendo a necessidade de demitir seus colaboradores, existem várias que estão contratando.
Essas empresas fizeram uma adaptação de todo modelo de recrutamento e seleção para ser tudo online.
O candidato faz entrevista, começa a trabalhar, mas não sai de casa.
Mudou tudo
No entanto, a maneira de procurar, selecionar e contratar os funcionários mudou bastante. Pois, como houve a necessidade de mudanças, muitas empresas aderiram ao trabalho home office.
Novo dress code
“O candidato tem que saber se mostrar online’’. Algumas pessoas infelizmente, acabam aparecendo para dar entrevista de pijama. Mas muita gente deixa a câmera aberta, mostrando, por exemplo, o banheiro, o cachorro, os filhos. “A pessoa tem que se organizar para fazer uma live em um ambiente mais silencioso, com um fundo neutro e abrir o microfone só quando vai falar. Saber esperar a vez de falar também é bem importante”. Vestir uma camisa, mostrar que teve a preocupação em se adequar ao momento, é bem-visto.
Comentarios